Aristeu Pires

São Paulo

Aristeu Pires afirma ter se sentido particularmente à vontade durante todo o processo de produção de seus móveis para a coleção Desejos de Famíla, da Breton. "Minha criação tem muito a ver com esta ideia de acolhimento tão cara à marca. Nosso namoro vinha de longe. Um dia sentamos, alinhamos os pontos e o resultado foi além das minhas expectativas. Sobretudo em relação ao acabamento das peças, realmente superior", considera ela. Ex-analista de sistemas e designer autodidata, Aristeu nunca teve um aprendizado propriamente formal na área de desenho industrial. Apenas procurou ler muito, se cercar de bons marceneiros e desfrutar ao máximo dos encontros que teve ao longo de sua vida, em especial com grandes mestres do design, como Sérgio Rodrigues e Fernando Mendes, com os quais teve a grata oportunidade de trabalhar e conviver. Famoso pela qualidade construtiva de seus móveis que, mesmo quando produzidos em larga escala, incorporam técnicas de marcenaria e acabamentos próprios da produção artesanal, o designer é igualmente conhecido pelo hábito de atribuir nomes de mulheres às suas criações. "Vivo cercado por mulheres. Tenho 6 filhas, 5 netas e 5 irmãs. Acho natural que seja assim. Elas merecem a homenagem", brinca.

Além das personagens que conheceu, uma outra figura feminina é objeto da permanente admiração do designer. Trata-se da madeira, sua matéria-prima por excelência. "Ela tem sido mal interpretada. Não há nada de não sustentável na madeira e é preciso que isso fique claro. É um material vivo, o mais biodegradável de todos. Nem sempre ela é fácil de trabalhar, tem lá suas manhas, mas até que temos nos dado bem". Bem, sem dúvida alguma. Que o digam a delicadeza e a elegância que emanam das cadeiras Beatriz e a Yoko, duas de suas criações para a coleção 2019, Breton. Móveis que à parte suas ergonomia particular e estrutura reforçada, não pesam quase nada, nem física, nem visualmente. "A cadeira é a peça de mobiliário mais solicitada na casa. Ela tem de acolher, abraçar, envolver. Além disso, ela sempre acaba indo de um lugar para outro. As pessoas se movimentam muito. Especialmente quando a família é grande", resume Pires.

Texto por Marcelo Lima (Jornalista e Crítico de Design).

Breton

Nossos Designers

A Breton não só acredita no design brasileiro, como faz questão de promove-lo. Nossos showrooms estão cheios de peças assinadas pelas mentes mais brilhantes da arquitetura, decoração e design de mobiliário. Conheça as mentes por trás de cada criação.

Ver todos